WORKSHOP
SEFA e DIREF concluem Workshop sobre Compras e Contratos Públicos
Nos dias 26 e 27/05, a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), realizou o workshop “Compras.gov.br e Contratos.gov.br”. O evento ocorreu no auditório do Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), em Brasília (DF), reunindo militares e servidores civis que atuam nas áreas de compras e contratos no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Estiveram presentes o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Vice-Secretário da SEFA, Major-Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior; o Subdiretor de Contratos e Convênios da DIREF, Brigadeiro do Ar Lincoln Ramos Hungria; além das palestrantes Nádia Dall Agnol e Lindineide Cardoso, representantes do SEBRAE e da Justiça Eleitoral, respectivamente; bem como representantes das Unidades Gestoras Plenas do Comando da Aeronáutica e de outras Forças.
O objetivo do workshop foi capacitar o efetivo do COMAER para o uso eficiente das plataformas federais de compras públicas (Compras.gov.br) e gestão contratual (Contratos.gov.br), fundamentais para a conformidade com a nova legislação e para o aprimoramento da gestão pública.
Durante a abertura do evento, o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary, ressaltou a importância da iniciativa. “Gerenciamos mais de seis mil contratos em todo o Brasil e a capacitação contínua do nosso efetivo é essencial para garantir excelência na gestão e na correta aplicação dos recursos públicos em nossa missão”, afirmou o Oficial-General.
No primeiro dia do evento, os participantes acompanharam uma oficina prática sobre o sistema Compras.gov.br, conduzida por Nádia Dall Agnol, especialista na área. “O principal objetivo é apresentar a melhor forma de utilização da ferramenta, bem como as boas práticas relacionadas à legislação aplicável e ao uso do sistema”, explicou a palestrante.
A Sargento Especialista em Administração Tatiana Guimarães Oliveira, do efetivo do GAP-DF, que participou do workshop relatou que a atividade prática proporcionou uma valiosa troca de experiências entre os participantes. “A palestrante demonstrou, de forma clara, o funcionamento do Sistema. Mesmo não sendo pregoeira, consegui compreender ainda mais a importância do nosso trabalho em todas as etapas do processo. Atuamos desde o planejamento, elaboramos o edital para garantir a transparência e, muitas vezes, um erro que passa despercebido em um documento pode levar ao cancelamento de uma licitação e causar prejuízos. Para mim, está sendo uma experiência extremamente enriquecedora, justamente por ser prática e por mostrar, na realidade, como tudo funciona”, destacou.
Já no segundo dia, o foco foi voltado à plataforma Contratos.gov.br. A palestra foi conduzida por Lindineide Cardoso, que apresentou as funcionalidades do sistema e as melhores práticas para o gerenciamento de contratos administrativos. “Abordamos a perspectiva do controle no que diz respeito ao superfaturamento na execução dos contratos. Analisamos também a atuação de gestores e fiscais, destacando estratégias para prevenir esse tipo de irregularidade durante a fase de execução contratual. Discutimos ainda o modelo de gestão de contratos e a necessidade de implementar mecanismos adicionais aos previstos na modelagem atual de contratação”, disse.
O Tenente Intendente Gustavo Costa Gonçalves, do efetivo do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), destacou a importância de aprofundar o conhecimento sobre os aspectos mais relevantes da execução contratual. “Foi possível compreender melhor os detalhes do sistema, não apenas sob a ótica do pregoeiro, mas também do fornecedor. É uma perspectiva que, muitas vezes, nos falta, e que faz toda a diferença na condução do certame. Quanto à fiscalização de contratos, que é uma etapa bastante sensível, a palestrante nos alertou para os principais cuidados durante a execução contratual, o que é fundamental para evitar falhas”, ressaltou.
“O domínio desses sistemas representa um avanço significativo na modernização da administração pública. Este workshop reforça nosso compromisso com a legalidade, a eficiência e a transparência. Foi pensado não apenas para o efetivo da DIREF, mas para todos os militares e servidores que atuam diretamente com os sistemas. A expectativa é promover economicidade, aumentar a eficiência das operações e preparar o efetivo para as inovações que surgem continuamente”, completou o Subdiretor de Contratos e Convênios da DIREF, Brigadeiro do Ar Lincoln.
Fotos: Sargento Mônica e Sargento Viegas/ CECOMSAER